domingo, 14 de agosto de 2016

Religiões Abraâmicas

Religiões Abraâmicas

As religiões abraâmicas, para quem não conhece, são aquelas que tiveram origem em Abraão ou foram criadas em tradições referenciadas a ele. As três religiões abraâmicascronologicamente citadas são: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Ao longo desse artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas religiões. Para dar início, começaremos pela mais antiga delas, o judaísmo.

Religiões Abraâmicas – JudaísmoReligiões Abraâmicas

O judaísmo é uma religião conhecida por apresentar uma leitura unitária de Deus e ser considerada como a religião oficial dos descendentes de Jacó. As três correntes do judaísmo, representadas pelos ortodoxos, pelos reformistas e pelos conservadores, surgiram no século XIX, em conseqüência dos impactos causados pela modernidade sobre a religião.
Essas correntes estão ligadas às diferentes interpretações dos rituais e livros sagrados. A maior rivalidade entre essas correntes pode ser encontrada entre as duas primeiras: os ortodoxos e os reformistas. A corrente dos conservadores procura encontrar um equilíbrio entre as outras duas vertentes.
Os ortodoxos são os representantes do judaísmo que cumprem ao pé da letra os 613 preceitos criados pela Lei Judaica, denominada Halachá. Esses preceitos ditam diversos hábitos que devem ser adotados pelos praticantes do judaísmo ortodoxo, como a dieta kosher, que fala quais alimentos podem ser consumidos.
A dimensão ritualística é muito valorizada pelos ortodoxos. Os praticantes dessa vertente adotam roupas simples e separam as funções entre o homem e a mulher, onde a mulher sofre diversas proibições, incluindo a participação na religiosidade pública.
Os ortodoxos mantêm o costume de se isolarem em locais específicos onde o contato com as outras pessoas, que não fazem parte da religião, é reduzido. As crianças recebem uma educação distinta, firmada estritamente na ortodoxia religiosa.
A adaptação ao mundo moderno criou uma ruptura com os ortodoxos e originou as outras correntes do judaísmo. As primeiras manifestações dos reformistas aconteceram no século XIX, na Alemanha, onde questionou-se o pacto de Deus com Moisés, fato materializado e tido como verdade incontestável na Torá.
Os reformistas respeitam alguns mandamentos, porém, não seguem rigorosamente a dieta alimentar, o descanso de sábado e alguns procedimentos dos principais rituais religiosos.
O judaísmo conservador está situado entre as outras duas correntes e teve seu início quando um grupo de rabinos ordenados recentemente nos Estados Unidos discordou do alcance das medidas propostas pelo reformismo quando, no momento de suas ordenações, foram servidos alimentos que não eram referidos pela dieta.
Os conservadores mantém o que é considerado por eles como os três pilares do judaísmo: a esperança de libertação nacional, a lei judaica e a utilização do hebraico como língua do povo.
Religiões Abraâmicas – Cristianismo
O cristianismo, com seus mais de 2.000 anos de história, também faz parte dasreligiões abraâmicas e assim como o judaísmo, possui três denominações diferentes: os católicos, os ortodoxos e os protestantes.
O catolicismo romano é a religião dominante na América do Sul, na Irlanda, e no Sul da Europa, representando 50% de toda a cristandade. A religião é marcada por um rígido sistema hierárquico composto por paróquias, dioceses e arquidioceses, todas elas regidas pelos ensinamentos do Vaticano.
O Vaticano, por sua vez, é a matriz da Igreja Católica, comandada pelo Papa. Os católicos acreditam em um único Deus, justo e verdadeiro, que faz parte da Santíssima Trindade, vinculada à figura divina de Jesus do Espírito Santo.
A igreja católica conta atualmente com 1,100 milhões de adeptos no mundo todo, e o Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo, com um total de 134 milhões de fiéis. Para se ter uma noção da dimensão do catolicismo no Brasil existe mais católicos por aqui do que na Itália, na Espanha e na França juntas.
O protestantismo nasceu dos protestos realizados pelos cristãos do século XVI, que se revoltaram contra as práticas da igreja católica. Em muitos países, inclusive no Brasil, o termo “protestante” é substituído por “evangélico”.
Os motivos que levaram os protestantes a romper com a igreja católica foram as práticas ilegítimas da mesma, além da divergência com alguns princípios católicos, como a adoração de imagens, a autoridade do Papa e as missas realizadas em latim.
Os protestantes acreditam que a salvação só pode acontecer pela bondade de Deus, e que cada pessoa deve se relacionar diretamente com Ele, sem a necessidade de uma imagem ou de um intermediário. Para eles, a única autoridade é a palavra de Deus que está presente na Bíblia Sagrada.
Hoje em dia, existem 801 milhões de protestantes no mundo e eles compõem 37% da população cristã do mundo. Embora os protestos que deram origem ao rompimento da igreja católica com os protestantes tenha se originado na Europa, hoje em dia, somente 2 dos 10 países com o maior número de protestantes são europeus.
A terceira vertente do cristianismo é a igreja ortodoxa, que é considerada como uma doutrina semelhante á Igreja Católica, mas que possui um sistema mais rígido.
Os ortodoxos acreditam que a sua igreja é a verdadeira igreja criada por Cristo e não reconhecem o Papa como uma autoridade. Os representantes dessa religião não acreditam na virgindade de Maria ou na existência de um purgatório.
Ao todo, existem 260 milhões de cristãos ortodoxos espalhados pelo mundo. A cada 10 deles, 4 residem na Rússia, o país com o maior número de cristãos ortodoxos do mundo.
Religiões Abraânicas – Islamismo
O Islamismo é uma religião que, como todas as religiões abraânicas, acredita na existência de um único Deus. É fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, conhecido pelos ocidentais como Maomé.
Segundo a tradição islâmica, o Anjo Gabriel revelou a existência de um Deus único a Maomé, enquanto esse realizava suas pregações na região que hoje corresponde à Arábia Saudita.
Atualmente, cerca de 90% dos muçulmanos, ou seja, 900 milhões deles são sunitas. Os sunitas e os xiitas eram as correntes majoritárias que surgiram após a morte de Maomé, onde houve uma disputa para decidir quem deveria sucedê-lo.
Os sunitas se consideram como o ramo ortodoxo do Islã, e veneram todos os profetas mencionados no Corão, embora considerem Maomé como um profeta derradeiro.
Os Xiitas representam um décimo dos islâmicos, o que corresponde entre 120 e 170 milhões de pessoas. Os muçulmanos xiitas possuem uma hierarquia de clérigos que seguem interpretações independentes e freqüentemente atualizadas dos textos islâmicos.
O Islamismo chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos. Após esse período, houve um fluxo migratório de árabes para o território brasileiro bemm grande, que contribuiu para a expansão da religião.
Ainda que o cristianismo seja a religião dominante por aqui, dividida entre católicos e protestantes, é possível encontrar um grande números de muçulmanos no Brasil.
A primeira mesquita inaugurada no Brasil foi construída em 1929, na cidade de São Paulo. Atualmente, estima-se que exista aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.
Ao contrário das outras religiões, o islamismo não conta os números de fiéis que freqüenta as mesquitas, fato que dificulta um pouco a mensuração dos praticantes.
Embora o islamismo seja mal visto por algumas pessoas, que associam a religião à guerras e protestos iminentes, devemos lembrar que o fanatismo pode provocar conseqüências graves em qualquer religião, e não só na islâmica.
Conhecer um pouco mais sobre as religiões abraânicas é conhecer também a história da humanidade, é descobrir como nossas tradições se formaram para chegarmos ao mundo que conhecemos hoje.
Gostou do artigo? Espero que tenha lhe trazido novos conhecimento. Se gostou, compartilhe! Se não, deixe um comentário abaixo dizendo como posso melhorar
http://www.euedeus.com.br/religioes-abraamicas/

Um comentário:

  1. Amigo, sou da comunidade bahá'í. Seria interessante você dar referencia a Fé Bahá'í (www.bahai.org.br) pois também é a mais jovem religião independente e também somos Abraâmicos.
    Fonte de pesquisa: bahairesearch.com

    ResponderExcluir