sexta-feira, 29 de julho de 2016

Componentes do Sistema windows XP


Resultado de imagem para Componentes do Sistema   windows XP



Componentes do Sistema 

windows XP





O Windows XP tem sua arquitetura dividida em módulos em camadas. As principais são a camada de abstração do hardware (HAL), o kernel e o executivo, todas são executadas em modalidade protegida, para a modalidade usuário há um conjunto de subsistemas que oferece essa opção, esses são classificados em subsistemas ambientais e de proteção que explicaremos melhor o que são ao longo deste texto.
A arquitetura em camadas oferece a vantagem de haver interação simples entre os módulos, como podemos observar na figura abaixo:
4.1 Camada de Abstração do Hardware – é uma camada de software que oculta às diferenças de hardware para os níveis superiores do sistema operacional o que ajuda para que o XP seja um sistema operacional portável. O HAL exporta uma interface de maquina virtual que é utilizada pelo despachante do kernel, pelo executivo e drivers de dispositivos que traz como vantagem ter apenas uma versão de cada driver que mapeia e tem acesso ao dispositivo, mas é a HAL que administra os detalhes de mapeamento na memoria. Essa camada também suporta multiprocessamento simétrico, ou seja, quando um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada tem sob controle de um único sistema operacional.
4.2 Kernel – é orientado a objeto e executa suas funções utilizando um conjunto de objetos do kernel cujos atributos (valores de dados) armazenam os dados que são executados pelos métodos (por ex: funções e operações).
O despachante do kernel fornece a base para o executivo e os subsistemas tendo como responsabilidade o scheduling de threads, implementação de primitivos de sincronização, o gerenciamento de timer, interrupções de software e despacho de exceções. O despachante nunca sofre preempção e a maior parte deste nunca é expulsa da memória principal da máquina.
O kernel do XP tem quatro reponsabilidades principais que são: Scheduling de threads, manipulação de interrupções exceções, sincronização de processadores de baixo nível e recuperação após fala de energia.
Scheduling de threads: como outros sistemas operacionais o Windows XP utiliza processos e threads em códigos executáveis, onde cada thread tem seu estado de scheduling incluindo prioridade real, afinidade com o processador e informações de uso da CPU. Há seis estados possíveis de thread: pronto quando a thread está esperando para executar, disponível que significa que é a próximo thread a ser executada, em execução quando a thread está executando, em espera quando está aguardando um objeto do despachante ser sinalizado, em transição quando a thread está esperando recursos necessários para executar e encerrado quando termina a execução.
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
https://versaowindowsxpblog.wordpress.com/componentes-do-sistema-windows-xp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário